No Airsoft, o Joule é a medida da potência real do disparo (PRD), ou seja, a energia que a esfera (BB) carrega quando sai do cano. Esse valor leva em conta a velocidade (FPS) e o peso da BB. Duas armas com o mesmo FPS podem ter Joules diferentes se a gramatura da munição mudar, e isso afeta diretamente a força de impacto no alvo. Por isso, aqui no clube, limitamos o Joule para manter a segurança de todos, independentemente do peso de BB que cada operador use.
No Macaé Airsoft Clube, a segurança de todos os operadores sempre será prioridade. Por isso, passamos a adotar uma tabela de referência de FPS e Joules que será utilizada para limitar a potência das armas em nossos jogos, com o objetivo de evitar acidentes e proporcionar partidas justas para todos.
A tabela apresenta, de forma clara, os limites máximos de energia permitidos para cada modalidade e tipo de equipamento, desde o CQB (combate em ambiente fechado) até Snipers de longo alcance. Esses valores levam em conta tanto a velocidade (FPS) quanto a massa da BB (gramatura), resultando no cálculo real da energia cinética em Joules.
Muita gente conhece o FPS como medida de potência, mas o número de FPS isolado não garante que a arma esteja dentro do limite seguro. Isso porque o FPS mede apenas a velocidade, enquanto o Joule mede a energia real do disparo, que considera também o peso da BB. Duas armas com o mesmo FPS, mas usando BBs de pesos diferentes, podem ter energias muito distintas e, portanto, impactos mais ou menos intensos no alvo.
Para ilustrar, se dois operadores disparam a 1,5 Joule — um usando BB de 0,20 g e outro usando 0,28 g — na boca do cano ambos têm a mesma energia, mas na prática a BB mais pesada perderá menos velocidade no trajeto, chegando ao alvo com mais energia residual e causando impacto mais forte, especialmente a médias e longas distâncias. Esse efeito é conhecido como Joule Creep e é um dos motivos pelos quais a medição correta deve ser feita com a gramatura real que o jogador utilizará na partida.
Nossa tabela foi construída para facilitar esse controle, marcando zonas de segurança:

- Azul: ideal para CQB, onde o combate é a curta distância e a segurança precisa ser máxima.
- Verde: indicado para assalto e uso de pistolas, equilibrando alcance e segurança.
- Amarelo: reservado para funções de suporte e DMR, que atiram a médias distâncias.
- Vermelho: limite máximo para snipers, que operam a longas distâncias e com recuo de segurança obrigatório.
Durante os jogos, cada jogador será testado com a BB que irá utilizar, e o valor de Joule não poderá ultrapassar o limite estipulado para a função que desempenhará. Isso garante que, independentemente da gramatura escolhida, o impacto permanecerá dentro de um padrão seguro.
Após a cronagem, é terminantemente proibida a troca da gramatura da BB pelo operador. Essa prática, além de injusta e antiética, é considerada maldosa e não representa o comportamento esperado dos praticantes do esporte, tanto em nosso clube ou em qualquer outro lugar. Qualquer jogador que for flagrado, durante fiscalização em campo, utilizando gramatura diferente da informada no momento da cronagem será imediatamente convidado a se retirar e não será mais admitido nas atividades organizadas pelo Macaé Airsoft Clube.
Também reforçamos a importância do uso de proteção adequada, principalmente em partidas de CQB. Embora alguns jogadores não gostem de utilizar certos equipamentos de proteção, é fundamental lembrar que quem optar por não usá-los assume integralmente os riscos.
Com essa iniciativa, buscamos padronizar a segurança e reforçar o espírito de jogo limpo que sempre marcou o Macaé Airsoft Clube. Nossa missão é garantir que todos possam se divertir, sentir a adrenalina do combate e, ao mesmo tempo, voltar para casa sem lesões desnecessárias.